Hoje eu vou falar sobre um assunto que gosto muito e que chama muito a atenção: os vampiros. Todo mundo já ouviu falar nesse ser sobrenatural e muito provavelmente já se remexeram na cama após assistir algum filme sobre eles. Quero falar o máximo que puder, pois existe muito a se falar dos vampiros... Portanto vamos começar diretamente do começo!
A Origem:
Muitos acreditam que a palavra "vampiro" surgiu do húngaro, já outros tem certeza de que venha da palavra turca "urbe", que significa "feiticeiro". Em todo caso, a lenda desses seres surgiu no Ocidente, mais ou menos por volta do século XVII.
As pessoas acreditavam que os vampiros eram as almas dos suicidas e/ou dos bandidos condenados à morte, ou até mesmo a alma de bruxas e feiticeiros ou qualquer um que tenha tido um estilo de vida "diferente". Segundo as lendas, os corpos dessas pessoas não se decompunham pois nem o céu e nem o inferno os queria e a terra recusava-se a aceitá-los também. Assim, no meio da noite, eles saiam à procura de suas vítimas para saciar-lhe a sede de sangue, e logo em seguida, de barriga cheia, eles voltavam para seus túmulos e ficavam adormecido, até que a sede os obrigasse a matar novamente.
A Imagem do Vampiro:
Se você está acostumado (a) a ver os vampiros lindos e estonteantemente belos, saiba que nem sempre foi assim! No começo de tudo o vampiro era um defunto que não se decompôs e que se alimentava do sangue dos outros, como um parasita. Esses vampiros tinham a aparência feia, inchada, pálida... enfim, eram extremamente assustadores, o que ajudou a propagar a sua fama de "demônio da noite". A aparência sexy só viria com a ajuda do livro "Drácula" de Bram Stoker.
O Vampiro de Cada Cultura:
Muitas culturas acreditam em seres sugadores de sangue. Por exemplo, no Mediterrâneo, a crença é milenar. Já os gregos acreditavam que Hécate (Deusa da Magia, Bruxa) tinha uma filha que seduzia homens para alimentar-se seu sangue para permanecer sempre bela e jovem. Os nativos norte-americanos acreditavam em um demônio da floresta chamado Apotamkin, que se alimentava do sangue de todos os azarados que cruzavam seu caminho.
Como Matar um Vampiro:
Segundo as Tradições, existem muitas formas de se matar um vampiro. Decapitação, enfiar uma estaca de madeira no coração, queimar o corpo... são muitas opções quando o assunto é "matar vampiro". Antigamente, a crença era tão forte que até mesmo a Igreja Católica autorizava a exumação de alguns corpos suspeitos para o "ritual de desvampirização" , ou seja, eles pregavam os corpos no caixão com pregos ENORMES, colocavam pedras grandes e pesadas sobre o morto e ainda cortavam-lhe a cabeça... tudo para impedir que o tal defunto se levanta-se de sua cova.
E se tinha uma forma de se matar um vampiro, também tinham as formas de se repelir um. As lendas são claras ao dizer que um crucifixo bota um vampiro para correr. Também existem a água benta, o alho, a rosa silvestre e o Sol.
A Nova Crença do Vampiro
Durante séculos os vampiros eram nada mais que monstros. Como já disse aqui em cima, a imagem de vampiro "bonzinho e sexy" só veio com o romance "Drácula". Muito dessa imagem se deve à associação com o beijo. Algumas culturas acreditavam que através do beijo era possível roubar a vida e a alma de uma pessoa, por exemplo, algumas tribos africanas viam o beijo como um ato diabólico e que a pessoa beijada teria sua alma absorvida. Já para os astecas, o beijo simbolizava a oferta ritual de uma pessoa que seria sacrificada aos deuses.
Em quase todas as culturas do mundo, o sangue simboliza a força, o poder, a paixão e a vida. A cor vermelha é historicamente associada tanto ao perigo quanto ao sexo. Alexandre O Grande sempre usava uma manta vermelha e ele foi retratado usando vermelho, como forma de mostrar que foi vitorioso em muitas batalhas. Já na época da ditadura, tanto as revistas masculinas quanto os filmes mais ousados podiam mostrar muito pouco do corpo feminino, por isso a cor vermelha era quase que obrigatório nas roupas, na maquiagem... eles colocavam itens vermelhos em todos os lugares para poder sensualizar ainda mais o cenário.
O Vampiro e a Sensualidade:
O ato do vampirismo é um troca de fluídos, assim como o sexo. E o sexo também envolve uma troca de fluídos, e nos dois casos, o líquido trocado é ligado à vida. Porém, por outro lado, é também associado ao medo. É muito possível que o fascínio por esses seres da noite esteja justamente nessa mistura de medo, excitação e adrenalina. Muitas garotas suspiram ao ver uma cena em que um vampiro finca suas presas caninas no pescoço macio de uma jovem vítima. Elas se imaginam vivendo uma cena assim. É algo extremamente erótico para muitas pessoas. E também tem o fato da presa e o predador se conectarem de uma forma tão íntima como uma mordida no pescoço.
O Vampiro e os Sentimentos:
Assim como a sensualidade, também é recorrente ver as pessoas refletirem sobre os possíveis sentimentos que os vampiros tem. Muito dizem que são seres demoníacos que não possuem outros sentimentos além do ódio. Já outros defendem que os vampiros podem sim amar, serem generosos e até sentir compaixão. O fato é que as pessoas começaram a ver os vampiros como seres desejáveis e que também são dignos de atribuição de sentimentos. Eles seriam como pessoas normais, talvez um pouco perdidos e solitários, mas ainda com humanidade no coração.
Nas crônicas vampirescas de Anne Rice, conhecemos o vampiro Louis, que é até certo ponto depressivo e sentimental, pois não se acostuma com a idéia de ter que matar humanos para viver.
Vampiros na Literatura:
Ah... se tem uma coisa que eu amo é livros. Ainda mais livros sobre vampiros... é tão emocionante kkkkkkkkk
Acredito que quase todas as meninas da minha geração tenham tido uma apaixonite aguda pelo intenso vampiro Edward Cullen, ou até mesmo pelos irmãos Salvatore.
Eu já li diversos livros com esse tema e até cheguei a fazer um post especial sobre o livro Drácula, de Bram Stoker. E é claro, já li muitos livros contemporâneos, como A Saga Crepúsculo, Diários de um Vampiro, As Cronicas Vampirescas de Anne Rice, Academia de Vampiros... Enfim, a lista é muito grande kkkkkkkkkk
Vampiros no Cinema:
A maioria dos livros que eu citei aqui em cima viraram filmes ( eu acho que todos eles kkkkk) e podem acreditar, eu vi todos!
Gosto de filmes com vampiros, desde o de terror até os de romance. O que importa é a magia e a intensidade que o filme passa. Posso citar como bons filmes de Terror envolvendo vampiros:
- A Hora do Espanto
- 30 dias de Noite
- Um Drink no Inferno
- Anjos da Noite
- Padre
- Nosferatu
- Os Garotos Perdidos
Gente, espero que tenham gostado do post de hoje, tanto quanto eu gostei de escrevê-lo :3
Até semana que vem!! Bjuss
Nenhum comentário:
Postar um comentário