Boa Tarde meus leitores!!
Hoje vou falar um pouco sobre essa fobia tão pouco conhecida, mas que é ao mesmo tempo atinge tanta gente.
Acho que muito poucos de vocês já devem ter ouvido essa palavra, mas acho que quase todos devem sofrer, pelo menos, um pequeno grau dessa fobia.
Cronofofia, de "crono" que significa "tempo", e "fobia" que significa "medo", é basicamente o medo excessivo do tempo e, consequentemente, da passagem do tempo. Se você tem percebido que ultimamente os dias e meses e até mesmo os anos estão passando mais rápido, e você fica triste pois percebe que ainda não fez tudo que um dia planejou fazer... bom, você provavelmente também se enquadra no grupo dos cronofóbicos (entre os menos neuróticos, é claro).
A fobia é muito perigosa e pode causar danos verdadeiros. Ela é caracterizada pelo sentimento de claustrofobia, ataques de pânico, ansiedade em excesso e crises de estresse. O mais perigoso é que essa fobia pode se manifestar do nada, de uma hora para outra! Em um dia você pode estar super bem, trabalhando, estudando ou até mesmo conversando com os amigos e do nada você pode se sentir "preso" ao tempo, como se você não tivesse muito tempo para realizar tudo que um dia você sonhou, como viajar, ter filhos, nadar com tubarões... enfim, a pessoa se sente paralisada e fadada á seguir a vida sem ser feliz. E o sentimento tende a piorar com o passar dos anos, já que a pessoa vive em tempo integral o seu pior medo, que é a passagem do tempo! Cada hora, minuto ou segundo passado é uma tortura... pois apenas mostra para o cronofóbico que o seu medo irá acompanhá-los até a morte. Cada vez mais a pessoa vai sentindo os sintomas se intensificando. Os ataques de pânico se tornam recorrentes, assim como a ansiedade vai dominando-o mais e mais.
Mas calma, se você sofre desse mal... espere porque nem tudo está perdido! Assim como todas (ou quase todas) as fobias, você pode tentar um tratamento psicológico para conseguir amenizar ou até mesmo se curar deste mal. Fazendo um acompanhamento certo com um especialista no assunto pode até te dizer se você sofre realmente pela cronofobia ou se o problema é outro, como o Transtorno de Ansiedade e Estresse, que também apresenta quase todos os mesmos sintomas.
Gente, hoje o post vai ser curtinho pois estou com trabalhos "até a cabeça" pra terminar... mas semana que vem tem mais!! Espero que tenham gostado ^-^
Gostei, Mito legal continue;
ResponderExcluirObrigada!!
ResponderExcluirMe ajudou a entender melhor o conceito de Cronofobia. Obrigado!
ResponderExcluir