Hoje irei falar um pouco sobre o livro "Drácula" do autor irlandês Abraham "Bram" Stoker.
O livro Drácula começa com o diário do jovem advogado Jonathan Harker, que estava á caminho da Transilvânia para tratar sobre negócios da nova propriedade de Drácula em Londres. Ele, ainda ignorante das angustias que viria a passar no castelo de Drácula, estava contente com o trabalho e muito curioso em relação á tudo a sua volta. Achava tudo interessante, desde a culinária, até os estranhos moradores de lá e suas igualmente estranhas vestes.
Mesmo estando absorto em sua admiração e curiosidade sobre as lindas paisagens que via, ele não podia deixar de notar que os moradores daquela região tinham crenças e superstições muito exóticas. Como quando ele estava rumando para o castelo de Drácula, uma senhora deu-lhe um crucifixo e fez uma oração para ele.
Digamos que a viagem rumo ao castelo não foi tranquila, sendo recheada de elementos "tenebrosos" e completamente estranhos.
O Sr. Harker então conhece Drácula, que se mostra ser um senhor de idade de estatura elevada, com um bigode branco e vestido de preto da cabeça aos pés. Drácula se mostra um anfitrião muito gentil e cortês, com gestos nobres e muita inteligência. Ele se mostra extremamente curioso á tudo que se tem relação com a Inglaterra.
Depois de alguns dias percebendo coisas estranhas em relação ao seu anfitrião, como o fato de ele não refletir em espelhos e jamais comer ou beber coisa alguma, e também o fato de ele não dormir á noite, já que obriga o jovem advogado á ficar acordado até altas horas da madrugada conversando sobre a Inglaterra. Jonathan começa a se sentir um prisioneiro, consequentemente, começa a temer o Conde Drácula, que antes se mostrava gentil, e agora se torna seu maior pesadelo.
Depois de muito terror, e de ter conhecido o "segredo" de Drácula, Jonathan Harker finalmente consegue fugir do Castelo e retorna para Londres.
Em Londres, tomamos conhecimento de uma jovem aprendiz de professora que se chama Mina Murray. Ele á a noiva de Jonathan e muito amiga de Lucy Westenra. Mina vai visitar Lucy, que acaba de ficar noiva de Arthur Holmwood.
Drácula que já estava de partida para Londres, desembarca justamente no lugar em que Mina e Lucy estão, e a pobre Lucy se torna a vítima da vez. Quem cuida de Lucy durante sua enfermidade é o Dr. Seward, que também comanda um Hospício ali perto. Vendo que o mal que toma conta de Lucy não pode ser combatido por forças convencionais, o Dr. Seward chama o seu amigo para ajudá-lo nesse caso, que nos é apresentado como Dr. Abraham Van Helsing.
Van Helsing descobre qual é o "mal" que está em Lucy, mas, infelizmente não consegue salva-la, e ela vem á óbito.
Nesse meio tempo, Mina e Jonathan se casam. Quando tomam conhecimento dos fatos, decidem ajudar Van Helsing no que for possível. Então Van Helsing reúne Jonathan, Mina, Arthur, Seward e Quincey (um amigo de Lucy) e os deixam á par da realidade dos vampiros. ao longo o livro vemos o quanto esse grupo de pessoas se emprenharam para estudar os vampiros e aprender as formas mais eficazes de evitá-lo e matá-lo.
Drácula tem conhecimento desse grupo que está com a intenção de matá-lo, e decide não deixar as coisas por isso mesmo. Então, um dia, quando os homens decidem invadir a sua propriedade em Londres atrás dele, ele vai ao encontro de Mina, e á força tomar de seu sangue, iniciando sua transformação em vampira.
O homens percebem essas atividades de Drácula e conseguem tirá-lo da Inglaterra e mandá-lo de de volta para a Transilvânia, mas percebem que, independente de onde ele esteja, Mina se transformará em vampira de qualquer jeito.
Então todos marcham para a Transilvânia, procurando alguma forma de impedir que Mina se transforme no monstro que eles tanto querem matar.
Enquanto seguem o rastro de Drácula, Mina começa a mostrar a transformação vampírica, forçando o grupo á correr mais e mais rápido.
Felizmente, antes de o Conde Drácula conseguir chegar ao seu castelo, Jonathan e Quincey conseguem chegar ao seu caixão (onde ele está sendo transportado) e matá-lo, não sem antes Quincey ser mortalmente ferido.
Com a morte de Drácula, Mina fica liberta da horrível transformação, e o grupo volta para a Inglaterra e se tornam amigos vitalícios. Nos é mostrado nas últimas linhas, que Mina e Jonathan tiveram um filho que possui "os nomes de todos que constituíram o pequeno grupo" mas que eles, carinhosamente chamam de Quincey, em homenagem ao seu amigo morto na luta contra Drácula.
Bram Stoker:
Abraham "Bram" Stoker nasceu em Dublin, na Irlanda, no dia 08 de novembro de 1847. Contista e Poeta, Stoker sempre estudou em Dublin e aos 16 anos escreveu seu primeiro ensaio. Em 1875 terminou seu mestrado e começou a críticas de teatro sem remuneração para um jornal.
Em 1878, se casou com uma mulher chamada Florence Balcombe, ex-namorada do escritor Oscar Wilde. No dia 31 de dezembro de 1879 nasceu o único filho de Stoker: Irving Noel Thornley Stoker.
Quando mudou-se para Londres com a família, começou a trabalhar em uma companhia de teatro, assumindo diversas funções, trabalhando lá por 27 anos. Nesse período, começou a escrever diversos romances e obras de ficção.
Faleceu em Londres em 1912, decorrente de uma série de derrames cerebrais. Seu corpo foi cremado e suas cinzas se encontram no Crematório de Golders Green, Londres.
Filmes sobre Drácula:
Drácula e os vampiros se tornaram um ícone da cultura pop, então não é difícil de achá-los por aí, seja em filmes, livros, objetos variados e até mesmo nas caixas de careais. A verdade é que os vampiros fazem parte de nossas lendas urbanas, e que, mesmo aterrorizando muitos, não deixam de ser medonhamente sedutores.
Depois de ser retratado no cinema por Bela Lugosi, o Conde Drácula foi e é até hoje estereotipado. Quando ouvimos o nome Drácula, primeiro nos vem á mente um homem de capa preta com forro vermelho, pálido, unhas grandes e caninos grandes e afiados. Isso diverge muito da aparência que Stoker narra em seu livro.
Enfim... vamos falar dos filmes! Bom, foram muitos... muitos mesmo.
Drácula (1931)
Nosferatu (1922)
Drácula de Bram Stoker (1992)
Digamos que a minha versão favorita de Drácula é realmente a de 1992. Acho que foi a versão mais "fiel" ao livro. No começo vemos um Drácula velho, frágil, realmente como Bram Stoker escreveu, que ao chegar em Londres, se transforma em um aristocrata muito atraente. Realmente, a única coisa que diverge do livro é o romance entre Drácula e Mina. No livro, a única relação que podemos ver entre os dois é quando ele á ataca e a faz beber o seu sangue. Não fica claro qualquer envolvimento romântico entre os dois. Mas algumas pessoas dizem que está sim no livro algum tipo de relação, que apenas ficou um pouco "subliminar", por assim dizer...
Enfim, a atuação dos atores foi maravilhosa! Gary Oldman estava perfeito como Drácula e Winona Rider fez um ótimo trabalho como Mina. Também tem outros nomes famosos, como Anthony Hopkins e Keanu Reeves.
Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de escrever isso para vocês! =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário