Há alguns dias eu terminei de ler o livro "As Relações Perigosas" de Choderlos de Laclos e achei que seria interessante compartilhar com vocês a minha opinião sobre o livro. Mas, primeiramente, vou mostrar-lhes a sinopse para aqueles que ainda não leram o livro possam entender.
"A Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, apesar de
todo o luxo que os rodeia e da extrema cortesia e sofisticação que aparentam,
personificam o que há de mais vil na humanidade. Os protagonistas destas 175
cartas fingem e manipulam as pessoas a seu bel-prazer. Talvez para testar seu
poder, talvez para passar o tempo, tecem um plano de sedução e vingança para
provar que não são manipuláveis e descartáveis como os outros. Esse plano é
descrito com requintes de perversidade por eles em cartas nas quais revelam
seus mais íntimos pensamentos – e o fazem com tanta precisão que na época
imaginou-se que o romance era, na verdade, uma reunião de cartas verídicas
sobre fatos que realmente aconteceram."
Acho que essa sinopse fala bem sobre o que ocorre nas páginas desse fascinante livro!
Há algumas semanas eu estava revirando a biblioteca da minha escola á procura de algo interessante e ainda inédito para mim (é difícil quando se já leu mais da metade da biblioteca!). Como já estava cansada de livros teens e "moderninhos", tentei achar alguma coisa nas prateleiras de Clássicos. Procurei, procurei e procurei, e quando já estava perdendo as esperanças de achar algo bom, encontrei um livro já muito surrado, tipo, muito velho mesmo. Li o título "As Relações Perigosas" e logo me veio a mente a minissérie que passou na emissora de TV aberta "Globo" que contou com a participação dos atores Selton Mello, Patrícia Pillar, Marjorie Estiano e Alice Wegmann nos papéis principais.
O exemplar de "As Relações Perigosas" que eu encontrei na biblioteca.
Como eu tinha assistido e gostado muito da minissérie, achei que seria agradável ler a obra, já que eu não tinha conhecimento de que a minissérie se tratava de uma adaptação dessa obra.
Pois bem, acho que a minissérie foi bem fiel ao livro, exceto por algumas coisas, como os nomes dos personagens que foram mudados... não sei ao certo se foram mudados ou "revelados", já que no livro os personagens sempre eram citados como Madame, Mademoiselle ou Monsieur ou ainda com seus títulos como Visconde, Marquesa, Presidenta ou Duquesa, de forma que não era possível saber de seus "nomes de batismo".
Outro fato que fez a minissérie divergir do livro é em questão do tempo. O livro foi escrito e publicado no século XVII, de forma que a história também se passa nesse século. Já a minissérie se passa lá pelos anos 20 ou 30, trazendo muito glamour para a adaptação.
O livro é constituído de cartas que mostram a promiscuidade e os jogos sujos entre a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, e como suas vidas libertinas e seus atos tórridos impactaram nas vidas das pessoas que se envolveram com esses dois.
Eu achei o livro um pouco exaustivo, já que muitas cartas tinham um tamanho exagerado, e são muito poucas as falas, sendo que cada carta mostra um olha diferente sobre cada situação, confesso que eu fiquei um pouco "perdida".
Mas de resto, gostei muito mesmo do livro. Os personagens são envolventes, e, mesmo mostrando suas faces mais sujas, não deixam de encantar. Recomendo muito para quem já leu o livro Drácula, já que a literatura é parecida (são divididas em cartas).
Espero que vocês tenham gostado =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário