sexta-feira, 29 de abril de 2016

Vikings - A série que inspira coragem!

Boa Tarde meus caros leitores!!
Como prometido, hoje irei falar sobre a minha mais nova série favorita: Vikings.



Vikings é uma série que foi produzida pelo History Channel e nos apresenta esses guerreiros, comerciantes, corsários e líderes maravilhosos!
Gente, para quem gosta de séries com fundo de verdade, essa é uma ótima pedida! A série nos traz verdades sobre esse povo que muitos chamam de "bárbaros".
Eu vou falar em tópicos porque eu acho que vai ser de melhor entendimento:

1- Religião.

Os Vikings acreditavam nas entidades que formam a Mitologia Nórdica, assim como Odin, Thor, Loki, Freyr, Heimdall e outros mais. Através da série vemos como as crenças deles afetam suas vidas, como influenciam em suas decisões e formam suas identidades e caráter.
Logo no começo da série, em uma viagem de exploração das desconhecidas terras do Oeste, o guerreiro Ragnar toma para si um sacerdote cristão como escravo. Podemos perceber que o contraste entre as crenças é gritante. Mas também podemos perceber que, mesmo não sendo cristão, Ragnar, um fiel devoto de Odin, possui uma grande curiosidade em relação ao cristianismo.

2- Embarcações.

Os Vikings eram navegantes natos. Seus barcos eram os melhores e muito avançados para sua época. Era através das navegações que eles comercializavam, exploravam novas terras e também saqueavam em busca de tesouros e recompensas.

3- "Os Bárbaros"

Foi assim que a fama dos Vikings se propagou por toda a Europa e, consequentemente, por todo o mundo até hoje. Bom, isso não é nem uma verdade e nem mentira. Os Vikings eram tão bárbaros quanto qualquer povo daquela época, mas por conta de sua grande astúcia e estratégia em campo de batalha e também pelo modo agressivo como saqueavam que faziam com que saíssem quase sempre vitoriosos eles ficaram conhecidos como monstros navegantes, "Os Bárbaros".

4- As Mulheres.

Na série Vikings vemos que as mulheres possuíam grande poder e influência em seu meio. As mulheres eram fortes e "duronas", podendo lutar ao lado de homens no campo de batalha, como iguais. Quando seus maridos saíam para navegar e explorar novos territórios, elas ficavam responsáveis por cuidar e proteger a família. Elas também podiam pedir o divórcio e herdar terras, coisa que era inadmissível para uma mulher naquela época.

5- Aparência.

Quando escutamos a palavra Viking, a imagem que nos vem á cabeça é a de homens altos, fortes, com longos cabelos e barbas loiras, e capacetes com chifres.
Bom, a parte dos capacetes com chifres é mentira, mas o resto tem sua verdade. Os Vikings eram os "homens do Norte", onde o frio era constante, portanto eles deixavam os cabelos e a barba crescerem bastante para "esquentar". E para manter a cabeleira longe dos piolhos, os Vikings tomavam banho com sabonetes descolorantes que, além de deixar as madeixas loiras, ainda os livravam desse incômodo.

E isso é tudo que precisamos ter noção para poder entender bem o que se passa na série do History.
A série é fantástica, e ainda conta com uma trilha sonora bem escolhida e com uma pegada gótica. Logo na abertura escutamos a música "If I had a heart" da banda Fever Ray, a mesma que participou da trilha sonora de "A Garota da Capa Vermelha".
Durante toda a 1º temporada, vemos um grande crescimento de todos os personagens. Vemos Ragnar passar de simples fazendeiro, a Earl Ragnar. Vemos também muitas curiosidades sobre a cultura Nórdica e também, é claro, muitas lutas, com muito sangue e morte, o que torna as coisas interessantes!
Confesso que eu não conhecia nenhum dos atores que compõe o elenco, mas eu acho que Travis Fimmel foi realmente brilhante no papel de Ragnar Lothbrok.
Clive Standen mostrou ser mais do que um rostinho bonito (e põe bonito nisso!!!), já que interpretou o irmão de Ragnar, Rollo Lothbrok muito bem... na minha opinião um dos melhores personagens da série.
Katheryn Winnick interpretou belamente o papel de Larguetha, esposa corajosa e forte esposa de Ragnar.
Gustaf Skarsgård deu vida á um dos personagens mais carismáticos da série, o peculiar Floki.
E por fim, George Blagden, o "sacerdote" que Ragnar capturou em sua primeira visita ao Oeste, que ao longo da primeira temporada foi, sacerdote, escravo, e por fim se tornou um dos melhores amigos de Ragnar.



Espero que tenham gostado!! Prometo postar sobre as outras temporadas de Vikings!! :3

sábado, 23 de abril de 2016

Photograph - A música que não vai sair tão cedo da minha Playlist!!

Boa Noite gente!!!
Dessa vez eu realmente demorei para postar e por isso peço sinceras desculpas... eu estava atolada em provas e trabalhos e, digamos que foi uma semana "estressante"!
Mas uma música que eu comecei a escutar recentemente ajudou a tornar as coisas mais fáceis. É engraçado dizer isso... que uma simples canção tem o poder de amenizar os nossos problemas, mas é verdade, assim como uma gentileza pode mudar o dia de uma pessoa!
O meu gosto musical oscila entre Rock, música clássica e baladas românticas... tudo depende do momento, mas Ed Sheeran nem sempre esteve na minha playlist.
A primeira música que eu ouvi dele foi "Give me Love", que está na trilha sonora de Diários de um vampiro. Eu gostei e, até hoje escuto. Depois de um tempo eu escutei "Thinking out Loud" e também gostei. E até semana passada essas eram as duas únicas músicas de Ed Sheeran que eu realmente gostava.
Quando eu ouvi a música Photograph, me apaixonei. Achei sinceramente uma música tocante, que me fez suspirar e viajar para alguns bons momentos da minha vida. Esse foi "apenas" o efeito da música por si só. Quando eu vi o vídeo clipe, confesso que me entreguei às lágrimas!
O clipe é praticamente todo baseado em gravações caseiras da vida do Ed Sheeran... desde o começo mesmo! Podemos vê-lo bebezinho, engatinhando, recebendo presentes de aniversário, na praia, aprendendo a tocar diversos instrumentos e seu relacionamento desde pequeno com os gatos.
Ao longo do vídeo vemos muitas faces do cantor, vemos ele crescer e seu começo na música. E tudo isso através de imagens capturadas por sua família, o que faz com que tenhamos uma sensação de proximidade com ele... como se fosse nós ali o tempo todo.

Ed Sheeran - Photograph


Gente, olha que fofura! Dentre todos os vídeos dele, esse com certeza faz muitas pessoas ficarem com os olhos marejados!

Aqui está a letra que tanto me emocionou:

Ed Sheeran - Photograph

Loving can hurt
Loving can hurt sometimes
But it's the only thing that I know
And when it gets hard
You know it can get hard sometimes
It is the only thing that makes us feel alive

We keep this love in a photograph
We made these memories for ourselves
Where our eyes are never closing
Hearts were never broken
And time's forever frozen still

So you can keep me inside the pocket
Of your ripped jeans
Holding me close until our eyes meet
You won't ever be alone
Wait for me to come home

Loving can heal
Loving can mend your soul
And it's the only thing that I know
I swear it will get easier
Remember that with every piece of you
And it's the only thing we take with us when we die

We keep this love in a photograph
We made these memories for ourselves
Where our eyes are never closing
Our hearts were never broken
And time's forever frozen still

So you can keep me inside the pocket
Of your ripped jeans
Holding me close until our eyes meet
You won't ever be alone
And if you hurt me that's okay baby
Only words bleed
Inside these pages you just hold me
And I won't ever let you go
Wait for me to come home

Oh you can fit me
Inside the necklace you got
When you were sixteen
Next to your heartbeat where I should be
Keep it deep within your soul

And if you hurt me
Well that's okay baby
Only words bleed
Inside these pages you just hold me
And I won't ever let you go

When I'm away
I will remember how you kissed me
Under the lamppost back on 6th street
Hearing you whisper through the phone

Wait for me to come home

Ahhh... esse refrão... tem coisa mais linda? As vezes eu esteja ficando sensível, mas, sei lá... isso me tocou kkkkkkkkk

O post de hoje vai ser curtinho gente... comecei a ver uma série nova chamada "Vikings" e meio que estou viciada (prometo fazer um post sobre essa maravilhosa série) então eu vou correr e tentar finalizar a 1º temporada ainda hoje!! Beijos minhas lindezas :3

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Drácula - Morto, mas Apaixonante!

Boa Tarde meus caros leitores!
Hoje irei falar um pouco sobre o livro "Drácula" do autor irlandês Abraham "Bram" Stoker.



O livro Drácula começa com o diário do jovem advogado Jonathan Harker, que estava á caminho da Transilvânia para tratar sobre negócios da nova propriedade de Drácula em Londres. Ele, ainda ignorante das angustias que viria a passar no castelo de Drácula, estava contente com o trabalho e muito curioso em relação á tudo a sua volta. Achava tudo interessante, desde a culinária, até os estranhos moradores de lá e suas igualmente estranhas vestes.
Mesmo estando absorto em sua admiração e curiosidade sobre as lindas paisagens que via, ele não podia deixar de notar que os moradores daquela região tinham crenças e superstições muito exóticas. Como quando ele estava rumando para o castelo de Drácula, uma senhora deu-lhe um crucifixo e fez uma oração para ele.
Digamos que a viagem rumo ao castelo não foi tranquila, sendo recheada de elementos "tenebrosos" e completamente estranhos.
O Sr. Harker então conhece Drácula, que se mostra ser um senhor de idade de estatura elevada, com um bigode branco e vestido de preto da cabeça aos pés. Drácula se mostra um anfitrião muito gentil e cortês, com gestos nobres e muita inteligência. Ele se mostra extremamente curioso á tudo que se tem relação com a Inglaterra.
Depois de alguns dias percebendo coisas estranhas em relação ao seu anfitrião, como o fato de ele não refletir em espelhos e jamais comer ou beber coisa alguma, e também o fato de ele não dormir á noite, já que obriga o jovem advogado á ficar acordado até altas horas da madrugada conversando sobre a Inglaterra. Jonathan começa a se sentir um prisioneiro, consequentemente, começa a temer o Conde Drácula, que antes se mostrava gentil, e agora se torna seu maior pesadelo.
Depois de muito terror, e de ter conhecido o "segredo" de Drácula, Jonathan Harker finalmente consegue fugir do Castelo e retorna para Londres.
Em Londres, tomamos conhecimento de uma jovem aprendiz de professora que se chama Mina Murray. Ele á a noiva de Jonathan e muito amiga de Lucy Westenra. Mina vai visitar Lucy, que acaba de ficar noiva de Arthur Holmwood.
Drácula que já estava de partida para Londres, desembarca justamente no lugar em que Mina e Lucy estão, e a pobre Lucy se torna a vítima da vez. Quem cuida de Lucy durante sua enfermidade é o Dr. Seward, que também comanda um Hospício ali perto. Vendo que o mal que toma conta de Lucy não pode ser combatido por forças convencionais, o Dr. Seward chama o seu amigo para ajudá-lo nesse caso, que nos é apresentado como Dr. Abraham Van Helsing.
Van Helsing descobre qual é o "mal" que está em Lucy, mas, infelizmente não consegue salva-la, e ela vem á óbito.
Nesse meio tempo, Mina e Jonathan se casam. Quando tomam conhecimento dos fatos, decidem ajudar Van Helsing no que for possível. Então Van Helsing reúne Jonathan, Mina, Arthur, Seward e Quincey (um amigo de Lucy) e os deixam á par da realidade dos vampiros. ao longo o livro vemos o quanto esse grupo de pessoas se emprenharam para estudar os vampiros e aprender as formas mais eficazes de evitá-lo e matá-lo.
Drácula tem conhecimento desse grupo que está com a intenção de matá-lo, e decide não deixar as coisas por isso mesmo. Então, um dia, quando os homens decidem invadir a sua propriedade em Londres atrás dele, ele vai ao encontro de Mina, e á força tomar de seu sangue, iniciando sua transformação em vampira.
O homens percebem essas atividades de Drácula e conseguem tirá-lo da Inglaterra e mandá-lo de de volta para a Transilvânia, mas percebem que, independente de onde ele esteja, Mina se transformará em vampira de qualquer jeito.
Então todos marcham para a Transilvânia, procurando alguma forma de impedir que Mina se transforme no monstro que eles tanto querem matar.
Enquanto seguem o rastro de Drácula, Mina começa a mostrar a transformação vampírica, forçando o grupo á correr mais e mais rápido.
Felizmente, antes de o Conde Drácula conseguir chegar ao seu castelo, Jonathan e Quincey conseguem chegar ao seu caixão (onde ele está sendo transportado) e matá-lo, não sem antes Quincey ser mortalmente ferido.
Com a morte de Drácula, Mina fica liberta da horrível transformação, e o grupo volta para a Inglaterra e se tornam amigos vitalícios. Nos é mostrado nas últimas linhas, que Mina e Jonathan tiveram um filho que possui "os nomes de todos que constituíram o pequeno grupo" mas que eles, carinhosamente chamam de Quincey, em homenagem ao seu amigo morto na luta contra Drácula.

Bram Stoker:



Abraham "Bram" Stoker nasceu em Dublin, na Irlanda, no dia 08 de novembro de 1847. Contista e Poeta, Stoker sempre estudou em Dublin e aos 16 anos escreveu seu primeiro ensaio. Em 1875 terminou seu mestrado e começou a críticas de teatro sem remuneração para um jornal.
Em 1878, se casou com uma mulher chamada Florence Balcombe, ex-namorada do escritor Oscar Wilde. No dia 31 de dezembro de 1879 nasceu o único filho de Stoker: Irving Noel Thornley Stoker.
Quando mudou-se para Londres com a família, começou a trabalhar em uma companhia de teatro, assumindo diversas funções, trabalhando lá por 27 anos. Nesse período, começou a escrever diversos romances e obras de ficção.
Faleceu em Londres em 1912, decorrente de uma série de derrames cerebrais. Seu corpo foi cremado e suas cinzas se encontram no Crematório de Golders Green, Londres.

Filmes sobre Drácula:

Drácula e os vampiros se tornaram um ícone da cultura pop, então não é difícil de achá-los por aí, seja em filmes, livros, objetos variados e até mesmo nas caixas de careais. A verdade é que os vampiros fazem parte de nossas lendas urbanas, e que, mesmo aterrorizando muitos, não deixam de ser medonhamente sedutores.
Depois de ser retratado no cinema por Bela Lugosi, o Conde Drácula foi e é até hoje estereotipado. Quando ouvimos o nome Drácula, primeiro nos vem á mente um homem de capa preta com forro vermelho, pálido, unhas grandes e caninos grandes e afiados. Isso diverge muito da aparência que Stoker narra em seu livro.
Enfim... vamos falar dos filmes! Bom, foram muitos... muitos mesmo.

Drácula (1931)



Nosferatu (1922)



Drácula de Bram Stoker (1992)



Digamos que a minha versão favorita de Drácula é realmente a de 1992. Acho que foi a versão mais "fiel" ao livro. No começo vemos um Drácula velho, frágil, realmente como Bram Stoker escreveu, que ao chegar em Londres, se transforma em um aristocrata muito atraente. Realmente, a única coisa que diverge do livro é o romance entre Drácula e Mina. No livro, a única relação que podemos ver entre os dois é quando ele á ataca e a faz beber o seu sangue. Não fica claro qualquer envolvimento romântico entre os dois. Mas algumas pessoas dizem que está sim no livro algum tipo de relação, que apenas ficou um pouco "subliminar", por assim dizer...
Enfim, a atuação dos atores foi maravilhosa! Gary Oldman estava perfeito como Drácula e Winona Rider fez um ótimo trabalho como Mina. Também tem outros nomes famosos, como Anthony Hopkins e Keanu Reeves.

Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de escrever isso para vocês! =D

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Domino - Ficção ou Realidade?

Olá meu povo!! Boa Tarde :)

Há dois dias atrás eu estava meio aborrecida e procurando por filmes novos para ver. Fui direto para o gênero que me agrada: Terror. Bom... não encontrei nada que me interessasse.
Então eu fui "zapeando" pelos gêneros de filme: passei por romance, ficção científica, suspense, comédia, drama... até que parei no gênero Ação. Devo admitir que não assisto filmes de ação sempre, mas eu gosto de filmes com tiros, bombas, muita pancadaria e coisas do tipo.
Chegando no gênero de Ação, fui á procura de um título que me chamasse a atenção, foi aí que encontrei o filme "Domino - A caçadora de recompensas". Li a sinopse e gostei muito, tanto pelo fato de ser baseado em fatos reais, quanto pelo elenco que era de peso.

Aqui está a sinopse do filme:



Domino Harvey (Knightley), uma caçadora de recompensas, é presa pelo FBI, que investiga um roubo de 10 milhões de dólares de um carro-forte. Domino é interrogada por uma psicóloga criminalista, e resolve contar-lhe a verdade sobre sua vida e como ela chegara até ali. Domino narra, assim, sua trajetória, e em uma sequência de flashbacks é contada sua história: como ela desistiu de ser manequim e teve a idéia de tornar-se caçadora de recompensas depois de ver uma manchete de jornal; como ela conheceu a dupla veterana formada por Ed Moseby (Rourke) e o venezuelano Choco (Ramirez) e os convenceu de que podia ser uma boa profissional do ramo, pois conhecia artes marciais e tinha habilidade com armas.
O filme passa a mostrar então seu trabalho como caçadora de recompensas junto a Moseby, Choco e um nativo do Afeganistão, quarto integrante do grupo, cujo nome não conseguem pronunciar, chamando-o assim de Alf. Eles passam a trabalhar para Claremont Williams III, o responsável por arregimentar o serviço, e que utiliza como fonte de informações o banco de dados do Departamento de Trânsito da cidade, pelo qual tem acesso através de um grupo de funcionárias. Uma dessas funcionárias possui uma neta que sofre de uma doença grave e necessita realizar uma cara operação.
A notícia da nova "profissão" de Domino logo se espalha, e um produtor de TV resolve realizar um "reallity show" mostrando uma semana na vida dos caçadores de recompensas. Para apresentar o programa ele contrata dois conhecidos ex-galãs de TV.

Inicia-se a gravação para o programa de TV, que mostra já de início uma operação dos caçadores de recompensas atrás de ladrões de carros-forte. Porém Domino e seus companheiros não sabem que Williams III tramou para ficar com o dinheiro roubado e cobrar uma taxa de 300 mil doláres para devovê-lo ajudando, assim, a neta da sua funcionária. Esse ato acaba complicando a vida de Domino e seus amigos, que de repente se vêem as voltas com mafiosos e o FBI.



Quando li a sinopse, eu pensei: "Meu Deus do Céu... necessito ver isto!!"
E foi o que eu fiz! Cliquei e comecei á assistir ao filme.
Logo no começo somos apresentados á uma Domino toda tatuada e com cara de sanguinária, que dizia tudo que lhe vinha a cabeça com confiança. Isso me passou uma imagem muito superior de Domino... poxa, ela tinha uma "pinta de pessoa fodona" ou "Thug Life".
O filme traz uma trilha sonora incrível e pouco comum, que mistura Rap, Hip Hop e algumas músicas antigas. 

Música que nos é apresentada logo no começo do filme e uma das minhas favoritas:



O elenco, como eu disse, era de peso... os personagens principais eram: 

Keira Knightley como Domino Harvey

Mickey Rourke como Ed Mosbey

Édgar Ramírez como Choco


O filme é muito bom. Mas em diversos momentos sai da realidade. Mas assistindo assim, pela primeira vez, ele passa uma imagem de ser mais um filme de ação com armas, xingamentos, e missão que deu errado, com o diferencial de que se baseia numa história real.
Assim que o filme acabou, não consegui tirar da minha cabeça essa história, então resolvi fazer uma busca pela verdadeira Domino Harvey. Bom... devo dizer que não me animou, e constatou o que eu já pensava: O filme realmente saía da realidade. Muitos fatos da vida de Domino foram omitidos e outros foram inventados.

Biografia de Domino Harvey:

Domino Harvey, filha de Laurence Harvey (1928-1973), um dos astros dos clássicos “Sob o domínio do mal” e “O álamo”, ela seguia carreira de modelo quando, cansada do glamour de Hollywood, decidiu tornar-se uma caçadora de recompensas. Domino procurava foragidos da justiça, mas em 2004 se tornou, ela própria, alvo da lei por posse de drogas, delito pelo qual perigava passar o resto da vida presa.
Na noite do dia 27 de junho de 2005, Domino, aos 35 anos, foi encontrada afogada na banheira da sua casa em West Hollywood. Provavelmente ela teve uma overdose enquanto estava na banheira.

(Verdadeira Domino Harvey)

O Filme "Domino - A caçadora de recompensas" é dedicado á ela, que morreu antes do término das filmagens do filme.
A própria Domino antes de morrer havia mencionado que estava descontente com a história que não mencionava nem o uso de drogas e nem sua bissexualidade. 

Apesar das críticas feitas ao filme, não se pode negar que é uma ótima história. Eu gostei muito, e se você não for aquele ser humano perfeccionista que acha que o filme tem que ser fiel á cada detalhe da história, também vai gostar muito!!

Bom, é isso minha gente, espero que vocês tenham gostado :3

sexta-feira, 1 de abril de 2016

As Relações Perigosas - Minha opinião sobre o livro!

Boa Tarde meu povo!!!
Há alguns dias eu terminei de ler o livro "As Relações Perigosas" de Choderlos de Laclos e achei que seria interessante compartilhar com vocês a minha opinião sobre o livro. Mas, primeiramente, vou mostrar-lhes a sinopse para aqueles que ainda não leram o livro possam entender.



"A Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, apesar de todo o luxo que os rodeia e da extrema cortesia e sofisticação que aparentam, personificam o que há de mais vil na humanidade. Os protagonistas destas 175 cartas fingem e manipulam as pessoas a seu bel-prazer. Talvez para testar seu poder, talvez para passar o tempo, tecem um plano de sedução e vingança para provar que não são manipuláveis e descartáveis como os outros. Esse plano é descrito com requintes de perversidade por eles em cartas nas quais revelam seus mais íntimos pensamentos – e o fazem com tanta precisão que na época imaginou-se que o romance era, na verdade, uma reunião de cartas verídicas sobre fatos que realmente aconteceram."

Acho que essa sinopse fala bem sobre o que ocorre nas páginas desse fascinante livro! 
Há algumas semanas eu estava revirando a biblioteca da minha escola á procura de algo interessante e ainda inédito para mim (é difícil quando se já leu mais da metade da biblioteca!). Como já estava cansada de livros teens e "moderninhos", tentei achar alguma coisa nas prateleiras de Clássicos. Procurei, procurei e procurei, e quando já estava perdendo as esperanças de achar algo bom, encontrei um livro já muito surrado, tipo, muito velho mesmo. Li o título "As Relações Perigosas" e logo me veio a mente a minissérie que passou na emissora de TV aberta "Globo" que contou com a participação dos atores Selton Mello, Patrícia Pillar, Marjorie Estiano e Alice Wegmann nos papéis principais.

O exemplar de "As Relações Perigosas" que eu encontrei na biblioteca.


                                                    
                                                   
Como eu tinha assistido e gostado muito da minissérie, achei que seria agradável ler a obra, já que eu não tinha conhecimento de que a minissérie se tratava de uma adaptação dessa obra. 
Pois bem, acho que a minissérie foi bem fiel ao livro, exceto por algumas coisas, como os nomes dos personagens que foram mudados... não sei ao certo se foram mudados ou "revelados", já que no livro os personagens sempre eram citados como Madame, Mademoiselle ou Monsieur ou ainda com seus títulos como Visconde, Marquesa, Presidenta ou Duquesa, de forma que não era possível saber de seus "nomes de batismo".
Outro fato que fez a minissérie divergir do livro é em questão do tempo. O livro foi escrito e publicado no século XVII, de forma que a história também se passa nesse século. Já a minissérie se passa lá pelos anos 20 ou 30, trazendo muito glamour para a adaptação.
O livro é constituído de cartas que mostram a promiscuidade e os jogos sujos entre a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, e como suas vidas libertinas e seus atos tórridos impactaram nas vidas das pessoas que se envolveram com esses dois.
Eu achei o livro um pouco exaustivo, já que muitas cartas tinham um tamanho exagerado, e são muito poucas as falas, sendo que cada carta mostra um olha diferente sobre cada situação, confesso que eu fiquei um pouco "perdida".
Mas de resto, gostei muito mesmo do livro. Os personagens são envolventes, e, mesmo mostrando suas faces mais sujas, não deixam de encantar. Recomendo muito para quem já leu o livro Drácula, já que a literatura é parecida (são divididas em cartas). 

Espero que vocês tenham gostado =D