Recentemente me apaixonei por uma minissérie. Chamanda "Tut", a minissérie aborda, de forma rápida e apaixonante, a vida e a morte de umas das figuras egípcias mais conhecidas da atualidade, Tuntankamon.
Seja por sua história intrigante, ou por sua múmia famosa, o "Faraó Menino" tem despertado a curiosidade em milhares de pessoas ao redor do mundo. Sua vida foi, no mínimo, muito interessante, e sua morte, misteriosa. Sua múmia, uma das mais famosas do mundo, permanece em sua tumba inacabada, já que o faraó morrera jovem demais, sem poder ter tido a chance de grandes conquistas ou de, simplesmente, ter terminado sua própria tumba.
Listei 10 curiosidades sobre essa figura histórica, que me fascina cada vez mais!
1- Tutankamon era casado com sua meia-irmã, Ankhesenamun. Na antiguidade, a endogamia era recorrente entre os nobres, o que acarretava sérios problemas genéticos. De acordo com a história, na tumba do Faraó, foram encontrados dois fetos: um de pouco mais de 5 meses e outro de 8 meses. Especulam-se que esses seriam filhos nascidos mortos que ele teve com Ankhesenamun. Os dois morreram sem deixar um nenhum herdeiro.
2- Tutankamon era magro e tinha cerca de 1,68 de altura. Possuia também o crânio alongado. Não se sabe se isso se deve ao fato de ter nascido de incesto. Ele, muito provavelmente, também era manco, o que explica as diversas bengalas encontradas em sua tumba.
3- Acreditava-se que o faraó tenha morrido assassinado ou num acidente de biga, mas a autópsia da múmia deixa a entender que a provável causa podem ter sido complicações derivadas de problemas congênitos. Ele também teve malária, doença que talvez tenha acelerado a morte
4- Pesquisadores divulgaram, em junho de 2016, que um punhal
encontrado na tumba de Tutankamon tem em sua composição um metal
extraterrestre, com grande quantidade de cobalto e níquel. De acordo com os
cientistas, o metal chegou ao nosso planeta através de um meteorito.
5- Devoto do deus Aton, seu pai tentou instituir o monoteísmo
no país. Chegou a mudar de nome, trocando Amenhotep por Akhenaton (“Servo de
Aton”). A atitude desagradou em cheio milhares de sacerdotes, que fizeram o
possível para derrubá-lo e restabelecer o politeísmo e o culto ao deus Amon. É
por isso que quando assumiu o trono, Tutankamon se chamava Tutankaton.
6- Por ter morrido de forma prematura, Tutankamon teve que ser sepultado em uma tumba inacabada, muito menor e menos grandiosa do que a de outros Faraós. Sua tumba se encontra no Vale dos Reis, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.
Minissérie "Tut"
Mesmo sendo curtinha (apenas 3 episódios), essa minissérie é muito boa. Desenvolvida pelo canal Spike em 2015, ela se destacou pelas boas críticas, tanto para a atuação de Avan Jogia, que viveu Tutankamon, quanto pelo enredo.
Como a minissérie é baseada nas histórias reais de figuras históricas, é óbvio que houve certas alterações e inclusões de personagens fictícios para poder da forma ao enredo. Uma ponto negativo foi a criação da personagem Suhad, amante do Faraó. Acho que prejudicou, de certa forma, a relação que ele tinha com sua meia-irmã e esposa Ankhesenamun, que era muito boa, segundo relatos históricos.
Enfim, para aqueles "maratonistas" de série, acredito que finalizam a minissérie Tut em menos de um dia, mas vale muito a pena... as batalhas, o cenário, os figurinos... tudo muito bonito e impressionante!
Pessoal, espero que tenham gostado!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário