Demorou, mas hoje irei falar sobre uma das criaturas mais importantes da minha vida, a quem direciono muito do meu amor e do meu carinho: meu Golden Retriever Sadann!
Quero falar da minha experiência pessoal com a raça, os cuidados, o comportamento e porte... enfim, quero compartilhar um pouco do meu conhecimento no assunto para quem quer um Golden, ou quem acabou de adotar/comprar um e está faminto por informação sobre essa raça maravilhosa.
Bom, vamos lá!
Golden Retriever é uma raça de cães originária da Grã-bretanha. Inicialmente, essa raça foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas selvagens. Seu surgimento se deu através de cruzamentos seletivos por um homem chamado Duddley Coutts Marjoribanks, 1º Barão de Tweedmouth. Ele buscava um cão hábil na caça, porém obediente, calmo e amigável. Bom, ele conseguiu!
Desde seu surgimento, a fama dos Golden Retrivers foi difundida em todo o mundo e ele passou a ser não apenas um cão de caça, mas também um ótimo cão-guia para cegos, além do seu ótimo desempenho como cão policial e de resgate.
O Golden Retriever é tipicamente recomendado para pessoas que tenham crianças, já que são extremamente amáveis e carinhosos, raramente ou quase nunca demonstrando agressividade. Eles podem viver tanto em casas, quanto em apartamentos, pois são muito adaptáveis e calmos. Não há restrições para os donos que preferem deixar seus Golden Retrievers no quintal. Mas é claro, deve haver uma casinha ou abrigo para que o bichinho não fique na chuva ou no sol. O quintal deve ser limpo diariamente, jamais deixe seu cachorro em meio ás fezes e urina, isso atrai vários tipos de parasitas e, consequentemente doenças.
Em relação á comida, o Golden deve receber o mesmo tratamento que os outros cães. Existem no mercado rações próprias para a raça, como a Ração Royal Canin Golden Retriever. Lembre-se, seu cão não é tão diferente assim de você, o que fizer mal para você, provavelmente fará mal para o seu animal também! Jamais dê para o seu cãozinho coisas estragadas ou azedas, carne crua, "pelancas", isso pode causar graves danos e ocasionar doenças. O ideal é que o Golden tenha uma alimentação equilibrada com ração para o tipo, porte e idade dele. Seu ele gostar, não á restrições em dar legumes ou verduras para ele, mas com moderação.
Como é uma raça muito amigável e grande, o Golden Retriever é geneticamente muito brincalhão. Ele precisa de brincadeiras diárias para se manter sempre com o corpo e com a mente saudáveis. Ele precisa correr e praticar algum tipo de brincadeira que desafie sua resistência e inteligência. Coisas simples como jogar uma bolinha ou um graveto á longas distâncias, onde seu cão possa correr livremente, o farão muito felizes! Se não der para brincar, um passeio pelo bairro com você também vai deixa-lo muito feliz.
Aqui estão alguns dados do Golden Retriever:
Família: Cão de caça e busca.
Área de Origem: Grã-bretanha
Grupo do AKC: Esportistas
Função Original: Cão de caça
Tamanho Médio do Macho: Altura: 58-60 cm, Peso: 29, 34 kg.
Tamanho Médio da Fêmea: Altura: 54-57 cm, Peso: 25, 30 kg.
Outros Nomes: Retriever Amarelo, Labrador Retriever.
Pelagem: liso ou ondulado, bem franjado. Subpelo denso e resistente ás intempéries.
Aparência Geral: Simétrico, equilibrado, ativo, poderoso, com movimentação nivelada, sadio, com expressão doce.
Expectativa de vida: 10-15 anos.
Comportamento/Temperamento: Amável, amigo, confiável, obediente, inteligente, possui natural habilidade para o trabalho.
Posição no ranking de inteligência: 4º lugar.
Agora vou falar da minha experiência pessoal com a raça!
No dia 17 de setembro de 2012, eu cheguei em casa e me deparei com uma surpresa que mudou a minha vida!
Meu irmão tinha comprado um cão de um amigo da família. De início meu irmão acreditava que era um Labrador, mas de primeira olhada eu já sabia que se tratava de um pequeno Golden Retriever.
O antigo dono decidiu vende-lo pois não tinha tempo para dedicar para ele, já que ele e a esposa trabalhavam quase que todos os dias da semana. Como ele estava vendo dificuldades em vender o animal, optou por fazer um "preço camarada" para que meu irmão o comprasse.
E assim começou a incrível aventura do Sadann. Eu costumo dizer que Sadann é um "cão de promoção" kkkkkkkkkkkkk.
Bom, logo de cara eu percebi que era um filhote guloso! Jesus Cristo, eu nunca vi nada igual na minha vida... ele comia de tudo, absolutamente TUDO!
Durante sua fase de filhote, me lembro que ele já comeu chinelos, blusas, roupas íntimas, toalhas de banho, lençóis, fios eletrônicos, enfim... tudo que ele conseguia, ele destruía!
Ele era um camarada muito destruidor, quando eu chegava da escola e não escutava seu latido, podia saber que ele estava aprontando alguma!
Decidimos criar o Sadann no quintal, onde ele tem abrigo contra chuva, vento, sol, calor e frio. Coincidêncialmente, esse abrigo e junto da janela do meu quarto, então já dá pra imaginar o que ele faz quando quer brincar ou quer carinho.
Uma das coisas que Sadann nunca gostou, contrariando a raça, é tomar banho. Ele simplesmente detesta tomar banho, e eu não sei o porque disso. Talvez ele tenha tido alguma experiência traumática com água antes de chegar aqui em casa... eu não sei. O caso é que ele não gosta de tomar banho. Ele toma, mas não gosta de banho.
Em temperamento, não existe nenhum igual á ele. É extremamente amoroso e confiável, ele adora brincar com crianças e adora um denguinho no final da tarde, quando se cansa de brincar. Eu o chamo be neném ou bebê, porque ele realmente parece um! Ele nos ama, e eu tenho certeza de que ele se sente amado também. O único probleminha que ele tem é quando o assunto é passeio. Nosso Deus do Céu... ele fica tão eufórico que chega dar medo, mas quando a animação do início passa, ele passeia muito bem.
Enfim, ele é um cão incrível. Não o considero um simples animal de estimação, eu o tenho como um irmão, a quem eu amo muito e não suportaria ver qualquer tipo de maltrato por quem quer que seja!
Sem dúvida, se me perguntarem qual foi o melhor presente que eu ganhei até agora na minha vida, direi que foi ele, por que é a verdade. Nada se iguala á sensação de ser não apenas amado, mas adorado e idolatrado por um anjinho de quatro patas. Ele é o único que pula de alegria quando chego em casa, e lambe me rosto mesmo eu tendo o deixado sozinho o dia inteiro. Ele... bom, não tenho mais o que dizer... simplesmente que o amo muito!!
Aqui está uma foto recente dele:
São quase quatro anos de muito amor, muita amizade e carinho. Quatro anos de brincadeiras diárias (mesmo nos dias de chuva e frio), de muita felicidade....
Bom, agora que quero dar um aviso para quem quer ter um cão, independente de ser Golden Retriever ou não. Não adote/compre para maltratar. Se não tem condições de amar e cuidar, não tenha. Se você já tem um cão e não tem mais condições de cuidar dele, procure uma pessoa que você saiba que vai trata-lo bem e deixe-o em boas mãos, não o abandone, pois as chances de ele não saber se virar sem você, são grandes, e ele pode vir a falecer sem você. Ter um cão é uma responsabilidade grande, quando você compra/adota um, você tem que saber que a sua responsabilidade com ele durará até o fim da vida dele!! Pense bem.
Que lindo esse cachorro, golden retriever é tudo de bom, companheiros e querem estar sempre juntos da gente.
ResponderExcluirEu vi muita coisa boa bem aqui que fala sobre a raça. Vale a pena dar uma olhada para saber mais.
Concordo com o que você disse, se for adotar ou comprar um, que não seja para maltratar, eles são sempre amorosos, cheios de carinhos e fazer isso é muito ruim.