terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Wuthering Heights - Muito mais do que um livro



Hoje eu vou falar um pouquinho sobre este livro que ganhou a minha alma e meu coração!
Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes) é uma história fascinante. E só. Eu deveria escrever: "Wuthering Heights é uma história fascinante de amor que se passa no século tal e blá, blá, blá" mas não vou, pois, ao meu ver, Wuthering Heights não é uma história de amor, mas sim uma história de vingança, e uma dupla vingança, já que vemos que o protagonista/antagonista Heathcliff se vinga pelo seu amor roubado não só de sua geração, mas também da geração seguinte, como vemos o jeito rude e desalmado com que ele trata a filha de sua amada Cathy, e o seu próprio filho Linton, e também de Hareton Earnshaw, sobrinho de Cathy e filho de Hindley Earnshaw, um de seus "inimigos".
Heathcliff, o personagem principal e fonte de toda a desgraça, é um dos chamados "Herói Byroniano", já que ele é uma pessoa moralmente detestável, porém capaz de nutrir sentimentos intensos por uma outra pessoa, como vemos que sua paixão por Cathy é tão intensa ao ponto de destruir ele mesmo e todos ao seu redor.
Ele é, sem dúvidas, um dos personagens da literatura mais complexos que já existiu, e Emily Bronte, a célebre autora deste romance, soube capitalizar muito bem as dualidades do caráter e moral deste homem.
Agora temos Cathy Earnshaw, uma garota rica, mimada e selvagem, criada na liberdade dos campos junto com seu querido Heathcliff, que desde o começo, sempre nutrira uma grande afeição. Ao meu ver, Cathy é a real motivadora de todo o sofrimento que viria a aflingir a geração seguinte. Ela era mimada, e, após passar um determinado tempo na presença dos Linton, se tornou esnobe, arrogante e ambiciosa, que via em Edgar Linton, uma grande chance de se tornar uma senhora rica, respeitada e admirada em seu círculo social. Como era bonita e radiante, logo teve Edgar aos seus pés, porém jamais esqueceu de seu amor de infância, Heathcliff, que elea desprezava por ser pobre e um simples empregado de Wuthering Heights.
Com o passar da trama, Heahtcliff abandona Wuthering Heights e some pelo mundo e Cathy, sem nenhuma esperança de revê-lo novamente, decide se casar com Edgar Linton. Porém Heathcliff retorna, e não é só isso, ele retorna rico, rico e disposto á tudo para reaver sua amada Cathy, mas antes ele precisa saciar o seu desejo por vingança.
Durante quase todo o enredo, Heathcliff se vinga de todos que o humilharam ou desprezaram, menos sua amada Cathy, que mesmo casada e grávida, ainda era e sempre seria seu único e verdadeiro amor.
Como uma forma de "punir" Cathy, por ter se casado com Edgar, ele decide se casar com Isabela, irmã de Edgar Linton... como é de se esperar, Heathcliff transforma a vida da pobre Isabela num verdadeiro inferno, sempre jogando em sua cara que não a ama e que seus olhos se parecem com os de Edgar... olhos angelicais.
Cathy, agora grávida e completamente instável mentalmente, se deteriora a cada segundo, e não resiste ao nascimento de sua filha, que carregaria seu nome e a raiva de Heathcliff.
Eu super recomendo este livro, é uma viajem magnífica á essas tranças de paixão ardente, ódio, vingança .
O sucesso do livro também passou para os filmes (que foram muitos!), confira uma lista que eu fiz com as melhores adptações dessa incrível obra:

A versão de 1992, que conta com as brilhantes atuações de Ralph Fiennes e Juliette Binoche:



A versão 2009, que, na minha opinião, trouxe para nós a melhor interpretação de Heathcliff e Cathy:



E aqui  vai um vídeo com a minha versão preferida e o hit de Kate Bush:


Espero que tenham gostado :)

2 comentários: