Bom Dia meu povo!!
Aproveitando o embalo do meu mais recente post sobre a nova série da Netflix, 13 Reasons Why , eu decidi falar sobre um jogo que tá gerando muita polêmica na internet, simplesmente pelo fato de ser um PACTO DE SUICÍDIO.
Sim, caro leitor, você leu certo... um pacto de suicídio.
Muitas fontes sugerem origens diferentes para esse "jogo", porém o que se sabe ao certo é que ele se originou na Rússia e se espalhou em grupos privados no Facebook e até mesmo no Whatsapp.
Para algumas pessoas é muito difícil entender o PORQUÊ de jovens quererem participar de um jogo tão macabro assim. Mas, precisamos entender que, para alguém com certa inclinação para a automutilação, um jogo desses pode ser uma "saída com estilo" dessa vida que lhes causa tanta dor.
O "Blue Whale" ou "Jogo da Baleia Azul" já tirou dezenas de vidas ao redor do mundo. Há casos de suicídios motivados pelo jogo em diversos países, como o seu país de origem Rússia, Romênia, Inglaterra e França. Isso motivou escolas e diversas instituições a voltar a falar do tema Suicídio Adolescente.
Muitos pais estão apavorados com as notícias que veem diariamente sobre o tal jogo, já que muitos tem o sentimento de não participarem ativamente da vida do filho adolescente e nem sabem o que eles passam ou sentem. Pesquisas apontam que o índice de Depressão, Ansiedade e e Transtornos mentais mais complexos em jovens vem aumentando dia após dia.
O jogo se constitui basicamente de 50 desafios que o jovem deve cumprir diariamente.
Os 50 desafios do Blue Whale:
1- Com uma navalha, escreva a sigla "F57" na palma da mão, tire uma foto e envie para o administrador do grupo.
2- Assista filmes de terror às 4:20 da manhã. Mas não vai ser qualquer filme. O administrador indicará e depois lhe fará algumas perguntas sobre as cenas, pois ele quer ter certeza de que você assistiu aos filmes.
3- Corte seu pulso com uma lâmina. O corte não precisa ser profundo, porém precisa ser sobre as veias. Tire uma foto e envie para o administrador.
4- Desenhe uma Baleia Azul e envie a foto para o administrador.
5- Se você está pronto para se tornar uma "Baleia", escreva um sim em sua perna. Se não, corte-se várias vezes como forma de "punição".
6- Tarefa em código.
7- Escreva "F40" em sua mão e envie para o administrador.
8- Em sua rede social, escreva "#i_am_whale"no seu status. Isso significa "Eu sou uma Baleia".
9- O administrador te dará uma tarefa baseada no seu maior medo. Ele quer que você supere esse medo.
10- Acorde às 4:20 da manhã e em um telhado. Quanto mais alto, melhor.
11- Desenhe uma Baleia Azul com uma navalha em seu corpo e mande a foto para o administrador.
12- Assista filmes de terror todas as tardes.
13- Ouça as músicas psicodélicas que o administrador te enviar.
14- Corte seu lábio.
15- Fure sua mão com uma agulha várias vezes.
16- Fique doente.
17- Procure o telhado mais alto que puder e fique na borda.
18- Suba em uma ponte e sente-se na borda por algum tempo.
19- Suba em um guindaste, ou pelo menos tente.
20- No próximo passo o administrador verificará se você é de confiança.
21- Encontre outra "Baleia Azul", ou seja, outro participante. O administrador irá lhe indicar.
22- Pendure-se novamente em um telhado, apoie-se na borda com as pernas pendurada.
23- Outra tarefa em código.
24- Tarefa secreta.
25- Reunião com uma "Baleia Azul" que o administrador indicará.
26- O administrador indicará a data da sua morte, você deve aceitar de bom grado.
27- Acorde às 4:20 e vá a uma estrada de ferro.
28- Não fale com ninguém o dia todo, se isole.
29- Fazer um voto inquebrável de que você realmente é uma "Baleia Azul".
30/49- Todos os dias você deve acordar às 4:20 da manhã, assistir filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas, fazer 1 corte no seu corpo por dia, falar com uma "Baleia Azul", durante o intervalo dos desafios 30 e 49.
50- Tire sua própria vida.
Então... observem que o objetivo desse jogo macabro é nada mais, nada menos do que a morte do jovem. Acredito que pessoas mal intencionadas se aproveitam da dor alheia, do momento de fraqueza de algumas pessoas para poder lhes apresentar o jogo, que, infelizmente, atrai a atenção dessas pessoas.
Se você está com problemas emocionais ou psicológicos. Se você estiver com problemas em algum relacionamento, não faça coisas das quais pode se arrepender. Converse com alguém de confiança: um pai, uma mãe, um irmão, um amigo, um professor... só não guarde esse sentimento para si só...
sexta-feira, 14 de abril de 2017
segunda-feira, 10 de abril de 2017
Um pouco sobre "13 Reasons Why"
Boa Noite meu povo!!
Durante os últimos dias, enquanto acessava algumas redes sociais, percebi que muitas pessoas recomendavam e até mesmo postavam trechos e falas de uma série, até então desconhecida para mim: Thirteen Reasons Why. (CONTÉM SPOILERS)
No começo eu nem me interessei muito... a primeira vista me parecia só mais uma história sobre adolescentes, bullying e tudo mais. Mas depois de muita insistência de uma amiga, decidi assistir o primeiro episódio, sem compromisso.
E foi aí que me surpreendi. Era uma série sobre as consequências dos atos de adolescentes inconsequentes, sobre as consequências do Bullying e humilhação constante. Sobre como esses atos impactaram na vida de uma jovem alegre, que se transformou drasticamente no decorrer da série.
Até então eu não sabia, mas Thirteen Reasons Why é um Romance escrito por Jay Asher publicado em 2007, 10 anos atrás. Geralmente eu prefiro ler o Romance e depois assistir a adaptação, mas dessa vez foi o contrário... vou ter que esperar meu livro chegar rsrs.
A série começa quando um garoto chamado Clay, ao regressar da escola, encontra uma misteriosa caixa em sua porta. Ao abri-la, ele encontra várias fitas cassetes, todas numeradas até o 13. Ele as escuta e percebe que elas foram gravadas por ninguém menos do que Hannah Baker, dias antes de cometer suicídio. Nas fitas cassetes, Hannah explica que existem 13 razões que a levaram ao suícidio. Clay é um desses motivos. A partir daí, ele passa a escutar todas as fitas na intenção de descobrir como havia contribuído para que a garota tirasse a própria vida de forma trágica.
Os treze motivos:
1- Justin Foley: Ao chegar na nova escola, esse foi o primeiro menino a chamar a atenção de Hannah. Típico "garoto dos sonhos", Justin era jogador de basquete do colégio e muito popular entre os estudantes. Foi com ele que Hannah deu o seu primeiro beijo. E o que era para ser um momento mágico para ela, se tornou no início de sua tormenta, quando ele divulga e exagera o fato, dizendo que eles tinham ido mais longe do que realmente aconteceu. Isso dá a Hannah uma reputação ruim e o início de uma depressão.
2- Alex Standall: Foi um dos primeiros amigos que Hannah fez na nova escola. No começo eles costumavam ser grandes amigos, sempre se encontrando para tomar café e chocolate quente, mas a amizade foi-se acabando. Ele a deixa mal, dando-lhe o apelido de "melhor bunda da turma de calouros", em uma lista que chamava de "Quem está bem & Quem não está". Essa ação a torna alvo de assédio sexual e humilhação por parte dos alunos do colégio, transformando sua vida acadêmica em um verdadeiro inferno.
3- Jessica Davis: Junto com Alex, ela foi uma das primeiras amigas de Hannah, que também se afastou com o tempo. Ela tinha inveja de Hannah pelo fato de a garota ter ficado na tal lista e ela não. Jessica assumiu os rumores que Justin tinha espalhado e abandona Hannah como amiga, acusando-a de traição.
4- Tyler Down: O garoto do anuário, sempre com uma câmera em mãos. Tyler era um típico "stalker" do colégio. Ele espreitava a janela de Hannah durante a noite para fotografá-la. Certa vez, Hannah e uma outra menina tentam pegá-lo, porém, como não conseguem ver seu rosto, elas ficam sem saber quem era. Esses ações de Tyler fazem Hannah se sentir insegura em um dos seus últimos lugares de paz: sua própria casa.
5- Courtney Crimsen: Aparentemente uma menina legal, Courtney é uma jovem manipuladora e mentirosa que usa as pessoas para promover sua popularidade e alimentar seu ego. Ela ajuda Hannah na tentativa de descobrir Tyler, o que faz com que a garota pensasse que fossem amigas, porém Courtney também estava alimentando rumores negativos sobre ela.
6- Marcus Cooley: Outro garoto popular e vil. Ele, brincando, chamou Hannah para um encontro no Dia dos Namorados. Percebendo que Hannah havia levado o convite a sério, ele marca com ela em uma lanchonete, onde tenta tocá-la de uma forma sexual, acreditando nos rumores sobre ela e ajudando a destruir sua auto estima.
7- Zach Dempsey: Um garoto popular e jogador de basquete que testemunha o confronto entre Hannah e Marcus. Ele tenta confortá-la, mas é ignorado por Hannah. Ele admite nutrir sentimentos pela garota, que desacreditada, o repele rudemente.
8- Ryan Shaver: É o editor do jornal do colégio. Ele faz amizade com Hannah, que tem o interesse em comum por poesia. Depois de ler uma das poesias feitas por Hannah, ele acredita que seria uma boa idéia publicá-lo. Ele então rouba-o e faz com que Hannah se sinta mais exposta ainda, com seus mais íntimos pensamentos publicados em um jornal e ridicularizado por seus colegas.
9- Justin Foley (de novo): Em uma festa na casa de Jéssica, ele a deixa bêbada e inconsciente em seu próprio quarto. Ele não sabe, mas Hannah está lá (isso acontece depois de ela ter tido um colapso nervoso enquanto beijava Clay) e observa tudo. Ele sai do quarto e permite que Bryce Walker entre no cômodo, onde ele violenta sexualmente Jéssica. Hannah acredita que Justin é parcialmente culpado pelo estupro de sua ex-amiga, já que ele aparentemente permitiu a entrada de Bryce no quarto.
10- Sheri/Jenny Kurtz: É uma líder de torcida que incentivou Hannah a aceitar o convite de Marcus para sair. Ela oferece carona para Hannah durante a festa em que Jéssica foi violentada. Por estar alcoolizada, ela acaba batendo em um sinal de PARE. Sheri/Jenny recusasse a informar a polícia sobre o ocorrido quando Hannah sugeriu, e acaba chutando-a para fora do carro quando esta insistiu. Mais tarde naquela noite, um idoso foi ferido e um estudante de seu colégio foi morto em um acidente de carro provocado pela falta do sinal.
11- Clay Jensen: Jovem por quem Hannah se apaixonou. Ele é um pouco tímido e um típico nerd, também trabalha com ela no cinema local. Uma certa vez, os dois se beijaram, o que fez Hannah ficar ansiosa por mais. Porém, devido a todo esse momento de sua vida, ela tem dificuldades de se conectar mais profundamente de um modo emocional com alguém. Clay não deveria estar na lista, porém Hannah lamenta profundamente não ter conhecido o jovem mais a fundo. Ele acaba se sentindo culpado por não ter tentado entender Hannah, de quem ele também era apaixonado, enquanto ela estava viva.
12- Bryce Walker: Veterano do 3º ano, rico e fornecedor de droga para os demais estudantes. Muito arrogante, ele se vê acima de tudo e de todos, até mesmo acima da lei. Ele violenta Jéssica e mais tarde também violenta sexualmente Hannah, o que de certa forma é um dos maiores motivos para que ela cometesse suicídio.
13- Sr. Porter: Ele é o conselheiro da escola, a quem Hannah deu a entender sobre seu plano de suicídio. Mesmo sem perceber, ele permitiu que Hannah deixasse seu escritório chateada depois da conversa. Enquanto ela praticamente implorava para que ele a convencesse a não se matar, ele simplesmente lhe disse para seguir com sua vida. Além do mais, por não compreender o momento delicado que Hannah passava, ele lhe deu conselhos pobres e orientação ruim. Isso foi a gota d'água para Hannah.
13 reasons why:
Acredito que a série aborda temas muito atuais, como Bullying, estupro, drogas, problemas psicológicos e mais. Gostei muito da atuação dos atores e, não sei porque, achei um pouco parecido com o filme "As Vantagens de Ser Invisível", onde o protagonista também lida com assuntos semelhantes. Super recomendo a vocês... ela está disponível para assinantes da Netflix.
Bom, espero que tenham gostado.. Beijos!!!
Durante os últimos dias, enquanto acessava algumas redes sociais, percebi que muitas pessoas recomendavam e até mesmo postavam trechos e falas de uma série, até então desconhecida para mim: Thirteen Reasons Why. (CONTÉM SPOILERS)
No começo eu nem me interessei muito... a primeira vista me parecia só mais uma história sobre adolescentes, bullying e tudo mais. Mas depois de muita insistência de uma amiga, decidi assistir o primeiro episódio, sem compromisso.
E foi aí que me surpreendi. Era uma série sobre as consequências dos atos de adolescentes inconsequentes, sobre as consequências do Bullying e humilhação constante. Sobre como esses atos impactaram na vida de uma jovem alegre, que se transformou drasticamente no decorrer da série.
Até então eu não sabia, mas Thirteen Reasons Why é um Romance escrito por Jay Asher publicado em 2007, 10 anos atrás. Geralmente eu prefiro ler o Romance e depois assistir a adaptação, mas dessa vez foi o contrário... vou ter que esperar meu livro chegar rsrs.
A série começa quando um garoto chamado Clay, ao regressar da escola, encontra uma misteriosa caixa em sua porta. Ao abri-la, ele encontra várias fitas cassetes, todas numeradas até o 13. Ele as escuta e percebe que elas foram gravadas por ninguém menos do que Hannah Baker, dias antes de cometer suicídio. Nas fitas cassetes, Hannah explica que existem 13 razões que a levaram ao suícidio. Clay é um desses motivos. A partir daí, ele passa a escutar todas as fitas na intenção de descobrir como havia contribuído para que a garota tirasse a própria vida de forma trágica.
Os treze motivos:
1- Justin Foley: Ao chegar na nova escola, esse foi o primeiro menino a chamar a atenção de Hannah. Típico "garoto dos sonhos", Justin era jogador de basquete do colégio e muito popular entre os estudantes. Foi com ele que Hannah deu o seu primeiro beijo. E o que era para ser um momento mágico para ela, se tornou no início de sua tormenta, quando ele divulga e exagera o fato, dizendo que eles tinham ido mais longe do que realmente aconteceu. Isso dá a Hannah uma reputação ruim e o início de uma depressão.
2- Alex Standall: Foi um dos primeiros amigos que Hannah fez na nova escola. No começo eles costumavam ser grandes amigos, sempre se encontrando para tomar café e chocolate quente, mas a amizade foi-se acabando. Ele a deixa mal, dando-lhe o apelido de "melhor bunda da turma de calouros", em uma lista que chamava de "Quem está bem & Quem não está". Essa ação a torna alvo de assédio sexual e humilhação por parte dos alunos do colégio, transformando sua vida acadêmica em um verdadeiro inferno.
3- Jessica Davis: Junto com Alex, ela foi uma das primeiras amigas de Hannah, que também se afastou com o tempo. Ela tinha inveja de Hannah pelo fato de a garota ter ficado na tal lista e ela não. Jessica assumiu os rumores que Justin tinha espalhado e abandona Hannah como amiga, acusando-a de traição.
4- Tyler Down: O garoto do anuário, sempre com uma câmera em mãos. Tyler era um típico "stalker" do colégio. Ele espreitava a janela de Hannah durante a noite para fotografá-la. Certa vez, Hannah e uma outra menina tentam pegá-lo, porém, como não conseguem ver seu rosto, elas ficam sem saber quem era. Esses ações de Tyler fazem Hannah se sentir insegura em um dos seus últimos lugares de paz: sua própria casa.
5- Courtney Crimsen: Aparentemente uma menina legal, Courtney é uma jovem manipuladora e mentirosa que usa as pessoas para promover sua popularidade e alimentar seu ego. Ela ajuda Hannah na tentativa de descobrir Tyler, o que faz com que a garota pensasse que fossem amigas, porém Courtney também estava alimentando rumores negativos sobre ela.
6- Marcus Cooley: Outro garoto popular e vil. Ele, brincando, chamou Hannah para um encontro no Dia dos Namorados. Percebendo que Hannah havia levado o convite a sério, ele marca com ela em uma lanchonete, onde tenta tocá-la de uma forma sexual, acreditando nos rumores sobre ela e ajudando a destruir sua auto estima.
7- Zach Dempsey: Um garoto popular e jogador de basquete que testemunha o confronto entre Hannah e Marcus. Ele tenta confortá-la, mas é ignorado por Hannah. Ele admite nutrir sentimentos pela garota, que desacreditada, o repele rudemente.
8- Ryan Shaver: É o editor do jornal do colégio. Ele faz amizade com Hannah, que tem o interesse em comum por poesia. Depois de ler uma das poesias feitas por Hannah, ele acredita que seria uma boa idéia publicá-lo. Ele então rouba-o e faz com que Hannah se sinta mais exposta ainda, com seus mais íntimos pensamentos publicados em um jornal e ridicularizado por seus colegas.
9- Justin Foley (de novo): Em uma festa na casa de Jéssica, ele a deixa bêbada e inconsciente em seu próprio quarto. Ele não sabe, mas Hannah está lá (isso acontece depois de ela ter tido um colapso nervoso enquanto beijava Clay) e observa tudo. Ele sai do quarto e permite que Bryce Walker entre no cômodo, onde ele violenta sexualmente Jéssica. Hannah acredita que Justin é parcialmente culpado pelo estupro de sua ex-amiga, já que ele aparentemente permitiu a entrada de Bryce no quarto.
10- Sheri/Jenny Kurtz: É uma líder de torcida que incentivou Hannah a aceitar o convite de Marcus para sair. Ela oferece carona para Hannah durante a festa em que Jéssica foi violentada. Por estar alcoolizada, ela acaba batendo em um sinal de PARE. Sheri/Jenny recusasse a informar a polícia sobre o ocorrido quando Hannah sugeriu, e acaba chutando-a para fora do carro quando esta insistiu. Mais tarde naquela noite, um idoso foi ferido e um estudante de seu colégio foi morto em um acidente de carro provocado pela falta do sinal.
11- Clay Jensen: Jovem por quem Hannah se apaixonou. Ele é um pouco tímido e um típico nerd, também trabalha com ela no cinema local. Uma certa vez, os dois se beijaram, o que fez Hannah ficar ansiosa por mais. Porém, devido a todo esse momento de sua vida, ela tem dificuldades de se conectar mais profundamente de um modo emocional com alguém. Clay não deveria estar na lista, porém Hannah lamenta profundamente não ter conhecido o jovem mais a fundo. Ele acaba se sentindo culpado por não ter tentado entender Hannah, de quem ele também era apaixonado, enquanto ela estava viva.
12- Bryce Walker: Veterano do 3º ano, rico e fornecedor de droga para os demais estudantes. Muito arrogante, ele se vê acima de tudo e de todos, até mesmo acima da lei. Ele violenta Jéssica e mais tarde também violenta sexualmente Hannah, o que de certa forma é um dos maiores motivos para que ela cometesse suicídio.
13- Sr. Porter: Ele é o conselheiro da escola, a quem Hannah deu a entender sobre seu plano de suicídio. Mesmo sem perceber, ele permitiu que Hannah deixasse seu escritório chateada depois da conversa. Enquanto ela praticamente implorava para que ele a convencesse a não se matar, ele simplesmente lhe disse para seguir com sua vida. Além do mais, por não compreender o momento delicado que Hannah passava, ele lhe deu conselhos pobres e orientação ruim. Isso foi a gota d'água para Hannah.
13 reasons why:
Acredito que a série aborda temas muito atuais, como Bullying, estupro, drogas, problemas psicológicos e mais. Gostei muito da atuação dos atores e, não sei porque, achei um pouco parecido com o filme "As Vantagens de Ser Invisível", onde o protagonista também lida com assuntos semelhantes. Super recomendo a vocês... ela está disponível para assinantes da Netflix.
Bom, espero que tenham gostado.. Beijos!!!
Assinar:
Postagens (Atom)