Vou começar pedindo milhões de desculpas por ter demorado tanto assim para fazer um novo post!! Tive alguns imprevistos e espero que entendam.
Hoje o post é sobre um assunto que, acredito eu, muitos conheçam: Tábua Ouija.
Isso mesmo pessoal... acredito que muitos aqui já brincaram com a Tábua Ouija. Ela recebe muitos nomes: Tabuleiro Ouija, Jogo do Copo, Jogo do Compasso... enfim, em cada lugar ele recebe um nome, porém o jogo é o mesmo.
Vou começar falando do começo de tudo, de quando surgiu as primeiras tentativas de comunicação com os espíritos.
Hydesville
No ano de 1847 a família Fox mudou-se para para uma vila chamada Hydesville. Nessa família existia três irmãs: Margaret, Kate e Leah.
Desde o ínicio eles escutavam barulhos pela nova casa. Batidas aqui e ali, mas nada que incomodasse demais, tanto que os Fox acreditavam ser barulhos que as casas de madeiras comumente fazem. Porém, um ano mais tarde, as batidas ficaram mais agressivas e até se podia ouvir barulhos de móveis sendo arrastados pela casa. As jovens moças ficaram apavoradas com esses barulhos violentos, até que um dia, uma das filhas ficou bastante irritada com tudo aquilo e desafiou a força que provocava os barulhos. Ela exclamou bem alto que iria bater palmas e que era para essa "força" repetir com as batidas para saber o que estava acontecendo. A mãe das jovens, percebendo que a "força" tinha inteligência, decidiu perguntar quantos anos tinha suas filhas, e ela respondeu corretamente. A conversa continuou e perguntaram se a "força" era humano. Não houve respostas por um tempo e a mãe fez outra pergunta: "É um espírito? Se sim, responda com duas batidas." e duas batidas foram ouvidas. Mais tarde descobriu-se que o espírito de um mascate que fora assassinado a sangue frio e enterrado ali mesmo.
A mãe e as jovens moças ficaram impressionadas com o acontecimento e correram para chamar alguns vizinhos para também presenciar aquele feito extraordinário. Logo mais tarde descobriu-se que o mascate se chamava Charles B. Rosma e descobriram também detalhes de sua vida.
A notícia logo correu pela vila como fogo em palha e as pessoas começaram a tumultuar a frente da casa dos Fox, também querendo testemunhar tais eventos sobrenaturais.
E como era de se esperar, muitos acreditaram tratar-se de uma fraude causada pelas jovens moças. Por isso, os pais das jovens mandaram-nas para a casa de alguns parentes, mas antes eles promoveram uma escavação pelo terreno, já que o espírito disse que estava enterrado ali. Depois de muito, muito tempo, foi encontrado a 1,5 metros de profundidade, uma tábua, carvão, cal, alguns ossos e cabelos, que mais tarde foram comprovados serem humanos.
Mas o mistério não acabou por aí, pois o fenômeno acompanhou as filhas dos Fox e contagiou Leah. Desde então, as meninas começaram a fazer sessões espíritas com a supervisão da irmã Leah.
Início da Tábua Ouija
Mais tarde as pessoas começaram a tentar contactar os espíritos elas mesmas e desenvolveram novas técnicas para facilitar a comunicação.
As batidas foram dando lugar as "Mesas Girantes".
Essa técnica era simples: Um grupo de pessoas se sentavam e volta de uma mesa e colocavam suas mãos sobre a superfície, quando um espírito entrava em contato, a mesa girava de um lado para o outro, subia e descia... enfim, também era uma técnica bastante complicada.
Mais tarde foi-se desenvolvido as famosas "Pranchetas para Psicografias" que nada mais eram do que um pedaço de madeira com um circulo no seu meio por onde colocavam um lápis e ali o médium ia mexendo para escrever o que os espíritos queriam dizer.
Mas essa técnica também não foi muito boa, já que muitas vezes não era possível entender o que estava escrito.
Depois de tantas tentativas de facilitar a comunicação com o mundo dos mortos, os médiuns criaram a Tábua Ouija. Essa tábua era mais ou menos grande, com todas as letras do alfabeto, as palavras "Sim" e "não", os números de 0 a 9 e a palavra "Adeus" ou "Boa-Noite". Nesse jogo, você colocava uma prancheta sobre a tábua, colocava as mãos sobre ela e ia perguntando o que você queria. Quando não se tinha essas pranchetas, era muito usual usar um copo ou um compasso, daí o nome "Jogo do Copo ou do Compasso".
Era muito comum você encontrar em qualquer casa Americana ou Européia essa Tábua Ouija. Até que em 1973 foi lançado no cinema o filme "O Exorcista", que jogou uma nova luz sobre esse "jogo inocente".
No filme, a jovem Regan começa a apresentar sinais de possessão demoníaca após jogar na Tábua Ouija e começar a conversar com um certo "Capitão Huck". Esse filme, de uma certa forma, demonizou o tábua para sempre. Muitos que a possuíam em casa, começaram a joga-la fora, e até mesmo hoje ainda é um tabu ter uma tábua ouija.
Advertências da Tábua Ouija
Gente, a única coisa certa é que não sabemos como é o lado-de-lá. Quando você brinca de Tábua Ouija, as vezes você até pensa que está conversando com um espírito do bem, mas na verdade pode ser um espírito do mal ou algo muito mais maligno do que um simples espírito.
Para quem viu o filme "O Exorcista", sabe muito bem que Regan acreditava que estava contactando um espírito bom e amigo.
Eu nunca brinquei disso, mas conheço pessoas que já brincaram e seus relatos são de assustar qualquer um!
Uma das regras mais primordiais do jogo é: Nunca quebre o círculo!
Se você está no círculo e se sentiu mal, ou com muito medo, você tem que pedir para o "espírito" te deixar sair do jogo, se ele permitir, o copo vai diretamente apontar para "Sim" ou "Adeus", mas se ele não deixar, meu amigo, é melhor você ficar até o fim da brincadeira, pois muitos apontam a Tábua Ouija como um portal que permite a passagem desses espíritos para o plano terrestre.
Como Fazer a Brincadeira do Copo
A brincadeira do copo é a forma "genérica" da Tábua Ouija.
Na internet mesmo você encontra diversas e diversas maneiras de se fazer a Brincadeira do Copo. Uns dizem que precisa de um médium ou alguma pessoa sensitiva. Outros dizem que o copo tem que ser virgem, ou seja, nunca usado.
Também dizem que no começo é bom rezar um Pai-Nosso ou a oração de algum santo de sua devoção.
Você precisa estar em grupo para fazer essa brincadeira, já que sozinho pode não funcionar como deveria.
Pegue cartolina, papel sulfite ou o que der e recorte
retângulos em tamanhos iguais. Escreva todas as letras do alfabeto, números de
0 a 9, "Sim", "Não" e "Sair". Assim que terminar, coloque sobre uma mesa redonda e um copo de vidro "virgem" no centro.
Agora, todos os presentes colocam o dedo indicador sobre o
copo, e um faz a pergunta. Começa com "Tem algum espírito aqui?".
Aguarde o copo se mover. Pergunte se é um espírito do bem, faça as perguntas
que desejar.
Quando quiser terminar a brincadeira, diga que deseja sair.
Aguarde o copo ir para o "sair" e jamais quebre o círculo.
Aqui está um vídeo bem detalhado explicando o que é a Tábua Ouija e como usá-lo:
Obs: Está em português, mas também há vídeos em inglês e outras línguas, é só procurar no YouTube.
Bom, gente, é isso... espero que tenham gostado do post de hoje e, novamente, espero que me perdoem pela demora ^^